A artista franco-chilena radicada em Paris, Tohé Commaret, trabalha na intersecção entre o cinema experimental e o documentário. Através do seu prolífico conjunto de curtas-metragens enigmáticas, desenvolveu uma linguagem visual distintiva que desafia as narrativas convencionais e a própria forma cinematográfica. Explorando a experiência humana através de uma lente poética, o seu trabalho entrelaça memória, identidade e temas sociopolíticos. O subtil diálogo entre imagem e som cria mundos imersivos onde a intimidade encontra questões sociais mais amplas, esbatendo frequentemente a fronteira entre realidade e ficção, enquanto questiona a arte como forma de resistência contra estruturas de poder, marginalização e as marcas persistentes da história na identidade contemporânea.
Esta instalação no Batalha Centro de Cinema — inserida no ciclo Rir para não Chorar — centra-se na sua representação humorística da cumplicidade e solidariedade entre mulheres. Mustard (2023) acompanha duas mulheres — aparentemente trabalhadoras do sexo — que participam numa série de telefonemas lúdicos para seduzir e provocar um cliente a juntar-se a elas num ménage à trois.
Placenta Chips (2022) assume a forma de um vídeo DIY em que uma personagem adolescente explica, com humor, a sua escolha de não ter filhos, num exercício improvisado, não delimitado por guião, e marcado pelo jogo e pela espontaneidade.
Entrada livre

–
A artista franco-chilena radicada em Paris, Tohé Commaret, trabalha na intersecção entre o cinema experimental e o documentário. Através do seu prolífico conjunto de curtas-metragens enigmáticas, desenvolveu uma linguagem visual distintiva que desafia as narrativas convencionais e a própria forma cinematográfica. Explorando a experiência humana através de uma lente poética, o seu trabalho entrelaça memória, identidade e temas sociopolíticos. O subtil diálogo entre imagem e som cria mundos imersivos onde a intimidade encontra questões sociais mais amplas, esbatendo frequentemente a fronteira entre realidade e ficção, enquanto questiona a arte como forma de resistência contra estruturas de poder, marginalização e as marcas persistentes da história na identidade contemporânea.
Esta instalação no Batalha Centro de Cinema — inserida no ciclo Rir para não Chorar — centra-se na sua representação humorística da cumplicidade e solidariedade entre mulheres. Mustard (2023) acompanha duas mulheres — aparentemente trabalhadoras do sexo — que participam numa série de telefonemas lúdicos para seduzir e provocar um cliente a juntar-se a elas num ménage à trois.
Placenta Chips (2022) assume a forma de um vídeo DIY em que uma personagem adolescente explica, com humor, a sua escolha de não ter filhos, num exercício improvisado, não delimitado por guião, e marcado pelo jogo e pela espontaneidade.
Entrada livre
title
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
Ver outros eventos na Agenda +
©2025 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits by LOBA