A história do cinema está repleta de filmes de grande sucesso, que ultrapassam gerações, mas também de filmes esquecidos. Alguns, décadas após a sua estreia, são resgatados e restaurados, ganham uma nova vida e percorrem festivais. Mas nem sempre chegam às salas de cinema. Com duas sessões por mês, o programa Tesouros do Arquivo propõe a (re)descoberta das últimas obras restauradas por importantes laboratórios, arquivos e cinematecas. Obras cuja importância para a história do cinema é já reconhecida, mas também outras, de múltiplas geografias, que por diversas circunstâncias não chegaram ao grande público.
Em todas elas encontramos olhares e indagações prementes, que justificam a sua revisitação — quer tenham sido realizadas há 20 ou 80 anos atrás.
No mês de maio, apresentamos dois filmes complementares que nos convidam à reflexão sobre as necessidades e dificuldades das diásporas africanas no final dos anos 60. Celebramos em junho o mês do Pride com duas sessões que destacam a importância e urgência de reclamar, construir e preservar uma memória LGBTQIA+: desde a ficção camp e subversiva brasileira A Rainha Diaba ao essencial documentário sobre a primeira National March on Washington for Lesbian and Gay Rights, terminando com The Watermelon Woman e o seu potencial, enquanto ficção-documental, para criar e contar a história de pessoas negras e lésbicas no cinema. Fechamos a temporada em julho com um tesouro digno dos dias mais quentes, uma obra italiana que reúne dois ícones do cinema do século XX, Marcello Mastroianni e Sophia Loren, numa inesperada e leve comédia de verão.
Curadoria de Joana Canas Marques e Lídia Queirós.
A Rainha Diaba, Antonio Carlos da Fontoura, 1974
–
A história do cinema está repleta de filmes de grande sucesso, que ultrapassam gerações, mas também de filmes esquecidos. Alguns, décadas após a sua estreia, são resgatados e restaurados, ganham uma nova vida e percorrem festivais. Mas nem sempre chegam às salas de cinema. Com duas sessões por mês, o programa Tesouros do Arquivo propõe a (re)descoberta das últimas obras restauradas por importantes laboratórios, arquivos e cinematecas. Obras cuja importância para a história do cinema é já reconhecida, mas também outras, de múltiplas geografias, que por diversas circunstâncias não chegaram ao grande público.
Em todas elas encontramos olhares e indagações prementes, que justificam a sua revisitação — quer tenham sido realizadas há 20 ou 80 anos atrás.
No mês de maio, apresentamos dois filmes complementares que nos convidam à reflexão sobre as necessidades e dificuldades das diásporas africanas no final dos anos 60. Celebramos em junho o mês do Pride com duas sessões que destacam a importância e urgência de reclamar, construir e preservar uma memória LGBTQIA+: desde a ficção camp e subversiva brasileira A Rainha Diaba ao essencial documentário sobre a primeira National March on Washington for Lesbian and Gay Rights, terminando com The Watermelon Woman e o seu potencial, enquanto ficção-documental, para criar e contar a história de pessoas negras e lésbicas no cinema. Fechamos a temporada em julho com um tesouro digno dos dias mais quentes, uma obra italiana que reúne dois ícones do cinema do século XX, Marcello Mastroianni e Sophia Loren, numa inesperada e leve comédia de verão.
Curadoria de Joana Canas Marques e Lídia Queirós.
Programa completo
Bushman, David Schiekele, 1971
Mandabi, Ousmane Sembene, 1968
A Rainha Diaba, Antonio Carlos da Fontoura, 1973
Greetings from Washington, D.C., Lucy Winer, 1981
The Watermelon Woman, Cheryl Dunye, 1996
Peccato che sia una canaglia, Alessandro Blasetti, 1954
Próximas sessões
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits