O Porto Summer School on Art & Cinema — organizado pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa — é um curso avançado de novas práticas de cinema e artes visuais, combinando o pensamento crítico e o contacto com criadores do cinema e da arte contemporânea. A edição de 2025 tem como tema Technology/Transformation, olhando para as práticas experimentais que moldaram as vanguardas dos anos 1960–1980 no contexto contemporâneo. Para além de workshops diários, a Summer School integra um programa público, composto por sessões de cinema, conferências e exposições. O Batalha acolhe uma dessas sessões, apresentando uma seleção de curtas metragens de Deborah Stratman — uma das mais fascinantes autoras do cinema experimental contemporâneo — seguida de conversa com a cineasta:
Hacked Circuit
2014, 15 min.
Um retrato coreografado, num único plano, do processo de Foley, revelando múltiplas camadas de fabrico e imposição. O percurso circular da câmara move-nos para dentro e para fora de um palco de Foley em Burbank, CA. Ao mesmo tempo que retrata artistas de som a trabalhar, os mecanismos de apoio tipicamente invisíveis da produção cinematográfica são expostos, tal como o são, por extensão e citação, as violações governamentais da privacidade individual.
A cena que está a ser filmada é a sequência final de The Conversation, em que a personagem de Gene Hackman, Harry Caul, destrói o seu quarto à procura de uma “escuta” que suspeita ter sido colocada secretamente. O aspeto do apartamento de Caul enquanto o destrói espelha o caos visual do palco de Foley. Este reflexo é também evidente nos retratos duplos do especialista em espionagem sónica Caul e do artista de Foley Gregg Barbanell, para quem o profissionalismo é marcado por uma invisibilidade da arte. E na duplicação produzida pela segunda aparição de Hackman como hacker de vigilância, vinte e quatro anos mais tarde, em Enemy of the State.
Estas citações cinematográficas fundamentam Hacked Circuit, evocando a paranoia e um sentimento de convicção a par de uma falta de certeza sobre o que é visível. A complicação do que é visto, do que é conhecido, do que é ouvido e do que é indetetável proporciona paralelismos temáticos entre a encenação de Foley e um clima generalizado de vigilância governamental.
Last Things
16 mm, 2023, 50 min.
A evolução e a extinção do ponto de vista das rochas e de vários outros elementos futuros. A geo-biosfera é apresentada como um lugar de possibilidade evolutiva, onde os humanos desaparecem mas a vida perdura.
Mais informações em artes.ucp.pt
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia. Limitado a dois bilhetes por pessoa.
Last Things, Deborah Stratman
–
O Porto Summer School on Art & Cinema — organizado pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa — é um curso avançado de novas práticas de cinema e artes visuais, combinando o pensamento crítico e o contacto com criadores do cinema e da arte contemporânea. A edição de 2025 tem como tema Technology/Transformation, olhando para as práticas experimentais que moldaram as vanguardas dos anos 1960–1980 no contexto contemporâneo. Para além de workshops diários, a Summer School integra um programa público, composto por sessões de cinema, conferências e exposições. O Batalha acolhe uma dessas sessões, apresentando uma seleção de curtas metragens de Deborah Stratman — uma das mais fascinantes autoras do cinema experimental contemporâneo — seguida de conversa com a cineasta:
Hacked Circuit
2014, 15 min.
Um retrato coreografado, num único plano, do processo de Foley, revelando múltiplas camadas de fabrico e imposição. O percurso circular da câmara move-nos para dentro e para fora de um palco de Foley em Burbank, CA. Ao mesmo tempo que retrata artistas de som a trabalhar, os mecanismos de apoio tipicamente invisíveis da produção cinematográfica são expostos, tal como o são, por extensão e citação, as violações governamentais da privacidade individual.
A cena que está a ser filmada é a sequência final de The Conversation, em que a personagem de Gene Hackman, Harry Caul, destrói o seu quarto à procura de uma “escuta” que suspeita ter sido colocada secretamente. O aspeto do apartamento de Caul enquanto o destrói espelha o caos visual do palco de Foley. Este reflexo é também evidente nos retratos duplos do especialista em espionagem sónica Caul e do artista de Foley Gregg Barbanell, para quem o profissionalismo é marcado por uma invisibilidade da arte. E na duplicação produzida pela segunda aparição de Hackman como hacker de vigilância, vinte e quatro anos mais tarde, em Enemy of the State.
Estas citações cinematográficas fundamentam Hacked Circuit, evocando a paranoia e um sentimento de convicção a par de uma falta de certeza sobre o que é visível. A complicação do que é visto, do que é conhecido, do que é ouvido e do que é indetetável proporciona paralelismos temáticos entre a encenação de Foley e um clima generalizado de vigilância governamental.
Last Things
16 mm, 2023, 50 min.
A evolução e a extinção do ponto de vista das rochas e de vários outros elementos futuros. A geo-biosfera é apresentada como um lugar de possibilidade evolutiva, onde os humanos desaparecem mas a vida perdura.
Mais informações em artes.ucp.pt
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia. Limitado a dois bilhetes por pessoa.
title
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
Ver outros eventos na Agenda +
©2025 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits by LOBA