Partindo da vontade de retomar uma ligação histórica, cujo início remonta aos anos 40, o Batalha convida o Cineclube do Porto a recuperar as matinés que decorreram neste espaço durante décadas. Quinzenalmente, a cada domingo, revisitamos momentos-chave da vida do mais antigo cineclube português no ativo, explorando o seu papel na cidade e no país.
Em setembro, revisita-se o cinema japonês com duas propostas unidas pelo tema do lugar da mulher na sociedade nipónica: uma obra-prima de Yasujiro Ozu — que, apesar da sua importância, nunca integrou os ciclos anteriores do Cineclube — e o primeiro filme de Yasuo Furuhata.
Em outubro e novembro, recupera-se o ciclo A Mulher no Cinema Francês, apresentado em 1988, agora reimaginado com filmes de duas realizadoras que ampliam a reflexão sobre a representação feminina: Diabolo Menthe, de Diane Kurys, retrato sensível da adolescência, e Vivre ensemble, estreia na realização de Anna Karina, figura maior da Nouvelle Vague.
Para encerrar o ano, propomos uma viagem ao universo do western e à sua influência noutras cinematografias. Em destaque, o clássico Johnny Guitar, de Nicholas Ray, um dos raros westerns com uma protagonista feminina (Joan Crawford), várias vezes exibido pelo Cineclube ao longo dos seus 80 anos. A acompanhar, Il mercenario, de Sergio Corbucci,, um dos títulos mais marcantes do western spaghetti.
Curadoria do Cineclube do Porto
Johnny Guitar, Nicholas Ray
–
Partindo da vontade de retomar uma ligação histórica, cujo início remonta aos anos 40, o Batalha convida o Cineclube do Porto a recuperar as matinés que decorreram neste espaço durante décadas. Quinzenalmente, a cada domingo, revisitamos momentos-chave da vida do mais antigo cineclube português no ativo, explorando o seu papel na cidade e no país.
Em setembro, revisita-se o cinema japonês com duas propostas unidas pelo tema do lugar da mulher na sociedade nipónica: uma obra-prima de Yasujiro Ozu — que, apesar da sua importância, nunca integrou os ciclos anteriores do Cineclube — e o primeiro filme de Yasuo Furuhata.
Em outubro e novembro, recupera-se o ciclo A Mulher no Cinema Francês, apresentado em 1988, agora reimaginado com filmes de duas realizadoras que ampliam a reflexão sobre a representação feminina: Diabolo Menthe, de Diane Kurys, retrato sensível da adolescência, e Vivre ensemble, estreia na realização de Anna Karina, figura maior da Nouvelle Vague.
Para encerrar o ano, propomos uma viagem ao universo do western e à sua influência noutras cinematografias. Em destaque, o clássico Johnny Guitar, de Nicholas Ray, um dos raros westerns com uma protagonista feminina (Joan Crawford), várias vezes exibido pelo Cineclube ao longo dos seus 80 anos. A acompanhar, Il mercenario, de Sergio Corbucci,, um dos títulos mais marcantes do western spaghetti.
Curadoria do Cineclube do Porto
Programa completo
Late Spring, Yasujiro Ozu
Pretty Devil Yoko, Yasuo Furuhata
Thérèse, Alain Cavalier
Diabolo menthe, Diane Kurys
Vivre ensemble, Anna Karina
Johnny Guitar, Nicholas Ray
Il mercenario, Sergio Corbucci
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
Ver outros eventos na Agenda +
©2025 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits by LOBA