Com o intuito de pensar, valorizar e divulgar o património fílmico nacional, o Batalha comissaria um ciclo anual inteiramente dedicado ao cinema português e à sua história, com uma cadência quinzenal às quartas-feiras. Trata-se de um programa abrangente, mas incisivo, composto por cineastas e obras mais ou menos celebrados, sempre fundamentais para pensar as matrizes do nosso cinema.
A proposta da dupla curatorial convidada para a primeira edição do Seleção Nacional debruça-se sobre os desenvolvimentos políticos, estéticos e sociais do cinema português. Apresentado em constelações, recoloca filmes em diálogo a partir de temas específicos, resultando daí uma nova forma de revisitar estas obras, os seus tempos, e os seus rasgos artísticos.
A Constelação #2: El Dorado, apresentada entre março e junho, que dá enfoque à problemática relação do cinema português com África, apresentando, por um lado, filmes de diferentes décadas que tentam lidar com o peso da colonização e, por outro, filmes que tentaram mostrar a realidade desconhecida no contexto da ditadura.
Curadoria de Daniel Ribas e Paulo Cunha
Programa desenvolvido com o apoio da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
O Fato Completo ou à Procura de Alberto, Inês de Medeiros, 2002
–
Com o intuito de pensar, valorizar e divulgar o património fílmico nacional, o Batalha comissaria um ciclo anual inteiramente dedicado ao cinema português e à sua história, com uma cadência quinzenal às quartas-feiras. Trata-se de um programa abrangente, mas incisivo, composto por cineastas e obras mais ou menos celebrados, sempre fundamentais para pensar as matrizes do nosso cinema.
A proposta da dupla curatorial convidada para a primeira edição do Seleção Nacional debruça-se sobre os desenvolvimentos políticos, estéticos e sociais do cinema português. Apresentado em constelações, recoloca filmes em diálogo a partir de temas específicos, resultando daí uma nova forma de revisitar estas obras, os seus tempos, e os seus rasgos artísticos.
A Constelação #2: El Dorado, apresentada entre março e junho, que dá enfoque à problemática relação do cinema português com África, apresentando, por um lado, filmes de diferentes décadas que tentam lidar com o peso da colonização e, por outro, filmes que tentaram mostrar a realidade desconhecida no contexto da ditadura.
Curadoria de Daniel Ribas e Paulo Cunha
Programa desenvolvido com o apoio da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
Daniel Ribas
Investigador, programador e crítico de cinema, é Professor Auxiliar na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o Mestrado em Cinema. É Diretor do CITAR — Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Foi curador de vários programas de filmes, nomeadamente para o Porto/Post/Doc, no qual foi membro da Direção Artística entre 2016 e 2018. É atualmente programador do Curtas Vila do Conde IFF. Doutorado em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e Minho, escreve sobre cinema português, cinema contemporâneo e experimental.
Paulo Cunha
Desenvolve trabalho em investigação, programação e crítica de cinema. É Professor Auxiliar na Universidade da Beira Interior, onde é Diretor do Mestrado em Cinema e Vice-Presidente do Departamento de Artes. É membro integrado do LabCom — Comunicação e Artes e colaborador do CEIS20 — Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e do INCT Rede Proprietas. É atualmente programador do Curtas Vila do Conde e do Cineclube de Guimarães. Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, escreve sobre cinema português, estudos decoloniais, crítica e cultura cinematográficas.
Programa completo
Constelação #2: El Dorado
Março–Junho
Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras, Joaquim Lopes Barbosa, 1972
Monangambeee, Sarah Maldoror, 1968
Conakry, Filipa César, 2012
Posto Avançado do Progresso, Hugo Vieira da Silva, 2016
Paraíso Perdido, Alberto Seixas Santos, 1992
Catembe, Manuel Faria de Almeida, 1965
O Fato Completo ou à Procura de Alberto, Inês de Medeiros, 2001
Corre Quem Pode, Dança Quem Aguenta, Welket Bungué, 2020
Acto dos Feitos da Guiné, Fernando Matos Silva, 1980
Acorda, Leviatã, Carlos Conceição, 2015
Estilhaços, José Miguel Ribeiro, 2016
Natal 71, Margarida Cardoso, 1999
Altas Cidades de Ossadas, João Salaviza, 2017
Os Demónios de Alcácer Quibir, José Fonseca e Costa, 1976
Um Adeus Português, João Botelho, 1986
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits