James Richards e Billy Bultheel: Workers in Song
James Richards e Billy Bultheel: Workers in Song

Programa:

+Cal

James Richards e Billy Bultheel: Workers in SongJames Richards e Billy Bultheel: Workers in Song

Resultado de uma colaboração entre o artista visual James Richards e o compositor Billy Bultheel, Workers in Song junta nova música, filmes de arquivo e texto. A performance é atravessada por histórias de fotografias do oculto e música etérea, e prazeres mais quotidianos, como encontros da Internet, drogas, fanatismo e a “Winterreise”, de Franz Schubert.

Concebida como uma estrutura episódica, as composições podem ser retrabalhadas, vídeos adicionados ou retirados, e novos músicos convidados a juntar-se à ensemble enquanto esta viaja. Na sua primeira iteração, no espaço histórico do Batalha Centro de Cinema, Workers in Song toma a forma de um concerto de música de câmara para flauta, piano e voz com projeção digital, filmes em 16mm e som eletrónico multicanal. Os elementos são expandidos e desenvolvidos pelos músicos em tempo real, com melodias em direto que vagueiam pelo espaço, encontrando alguns cameos pré-gravados; projeções de filmes underground de Wendy Apple, Warren Sonbert e Tony Conrad, assim como reencenações de texto e trabalho performativo por Rae Armantrout e Ian White.

Desfazendo o dispositivo contínuo e unificado do cinema, do programa de filmes ou do concerto de câmara, Workers in Song habita a sala principal do Batalha, transformando-a num Frankenstein musical. Canções e imagens aparecem zunindo, intermitentes, performers movem-se à frente e por trás do público, entrelaçando uma série de covers, interrupções distorções e tributos. Workers in Song questiona as fronteiras entre o live e o pré-gravado, entre a presença e a ausência, entre fantasmas e arquivo num encontro dinâmico e íntimo entre público, músicos e a imagem em movimento.
Realizado por James Richards e Billy Bultheel, com atuações de Alexey Kokhanov (voz) e Adam Sinclaire (flauta), e participações filmadas de Sebastian de la Cour (voz) e Sara Neidorf (bateria).

Cocomissariado pelo centro de arte contemporânea WIELS, o Batalha Centro de Cinema, o Mudam Luxembourg — Musée d’Art Moderne Grand-Duc Jean e o KW Institute for Contemporary Art.

Apoiado por Flemish Government Project Grant e NEUSTART KULTUR-Programm der Beauftragten der Bundesregierung für Kultur und Medien.


Informa-se que a performance Workers in Song contém imagens e luzes strobe.



Outras sessões

Classificação etária

M/16

Relacionados

Batalha Centro de Cinema

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto
+351 225 073 308

batalha@agoraporto.pt

A enviar...

O formulário contém erros, verifique os valores.

O formulário foi enviado com sucesso.

O seu contacto já está inscrito! Se quiser editar os seus dados, veja o email que lhe enviámos.

James Richards e Billy Bultheel: Workers in SongJames Richards e Billy Bultheel: Workers in SongJames Richards e Billy Bultheel: Workers in SongJames Richards e Billy Bultheel: Workers in Song

©2023 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits

batalhacentrodecinema.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile