Biblioteca

O Batalha inclui um lugar de descoberta para bibliófilos e cinéfilos, onde é disponibilizada uma coleção de livros, periódicos e outros documentos sobre cinema e imagem em movimento. O espaço integra uma sala de leitura, estudo e trabalho, bem como dois pontos de visionamento de filmes

A coleção da Biblioteca reúne publicações de todas as épocas relativas a várias áreas do cinema. Integra ainda obras de campos relacionados e relevantes para a prática fílmica, como as ciências sociais e humanas, as artes visuais e a curadoria. Na Biblioteca é também possível consultar mais de uma dezena de publicações periódicas de vários países.

Horário

Terça a Sábado: 11:00–19:00

Contactos

batalha.biblioteca@agoraporto.pt

Acesso livre mediante apresentação de documento de identificação. Consulta de obras presencial sem regime de empréstimo.


Destaques

25 de Abril no Cinema: Antologia de textos
25 de Abril no Cinema: Antologia de textos
Maria João Madeira (org.)
Lisboa: Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema, 1999
Artur Semedo
Artur Semedo
Miguel Ramos (coord.)
Porto: Confederação, 2015
Jane Campion
Jane Campion
Deb Verhoeven
London/New York: Routledge, 2009
Tracking Loach: politics, practices, production
Tracking Loach: politics, practices, production
David Archibald
Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023
25 de Abril no Cinema: Antologia de textos
25 de Abril no Cinema: Antologia de textos
Maria João Madeira (org.)
Filmoteca

Dedicada ao património fílmico do Porto, a Filmoteca propõe-se a reunir e a preservar produção cinematográfica que está relacionada com a cidade: seja por retratar a sua história e paisagem, seja por documentar a sua relação com a prática do cinema. O seu catálogo integra filmes de ficção, animação e documentário, bem como diversos tipos de registos audiovisuais: programas ou séries de televisão, videoclipes, spots publicitários, cinema amador ou de família, exercícios de escola e obras experimentais.

Destaques

A Noite
A Noite
Regina Pessoa
Portugal, anim., 1999, 7’
Arca d'Água
Arca d’Água
André Gil Mata
Portugal, fic., 2009, 23’
Trindade
Trindade
Bernardo Gaia, João Malho Amaral, Luísa Vieira de Campos, Maria Leonor França, Matilda Azevedo Perdicoúlis e Matilde Santiago
Portugal, doc., 2019, 3’
Ubi Sunt
Ubi Sunt
Salomé Lamas
Portugal, doc./exp./fic., 2017, 23’
A Noite
A Noite
Regina Pessoa
Portugal, anim., 1999, 7’

De todas as viagens que podemos fazer na vida, a maior e mais importante é aquela que nos leva de volta a nós mesmos. A viagem constante, eterna, é tal que nos leva bem dentro de nós, num jogo de memória, onde nos reencontramos, nos descobrimos, e olhamos de novo aqueles que de forma mais nítida, com sangue e amor, deixaram a sua inscrição no tempo.
Sim, a maior viagem é sempre dentro de nós. Neste filme, neste autorretrato, neste jogo de memória, que nos agita entre 1969, em Angola, quando ainda nem tinha nascido, e o presente, passando pela minha meninice em 1980, descubro de novo o essencial, e quase sem saber como, dou comigo a voltar ao princípio, ao eterno recomeço, que é uma indefinida tarde de julho, princípio de tudo, criação do mundo, inscrito no meu, no nosso coração.

Batalha Centro de Cinema

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto
+351 225 073 308

batalha@agoraporto.pt

A enviar...

O formulário contém erros, verifique os valores.

O formulário foi enviado com sucesso.

O seu contacto já está inscrito! Se quiser editar os seus dados, veja o email que lhe enviámos.

Biblioteca e FilmotecaBiblioteca e FilmotecaBiblioteca e FilmotecaBiblioteca e Filmoteca

©2023 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits

batalhacentrodecinema.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile